Leia as principais notícias sobre o trabalho da Vereadora Janaína Lima
Durante toda minha vida, estive perto de jovens periféricos, com pouca ou nenhuma oportunidade para que pudessem se tornar pessoas bem sucedidas. E desde meu primeiro contato com o empreendedorismo, fiquei fascinada com o quanto ele era capaz de mudar vidas. Não depender da aprovação em um processo seletivo e ter a capacidade de se desenvolver em uma profissão: isso é mágico para quem vive na periferia e percebe que tem um dom, um talento ou uma habilidade que pode ser explorada de forma benéfica.
Quando falamos de empreendedorismo, pensamos em pessoas ricas, donas de empresas grandes e que tiveram que investir muito dinheiro para dar certo. Mas, pessoalmente, eu conheço muitos empreendedores. Montadores de móveis, revendedoras de bijuterias, cabeleireiras incríveis, manicures, encanadores com muitos clientes e que sustentam a família… Enfim, muitas pessoas que vivem do empreendedorismo e nem sabem que suas profissões podiam ser formalizadas. Hoje temos o MEI, uma vitória para pequenos empreendedores, mas muitos ainda vivem na informalidade, sem direito à aposentadoria, auxílio por doença ou qualquer outra ajuda do governo. Vivem às margens e mal sabem como gerir seus negócios que, embora pequenos, mudam suas realidades.
E é por tudo que eu disse, que eu acredito que empreendedorismo deve ser matéria escolar. Saber se portar com um possível cliente, se vender, aprender a gerir suas contas, aprender a lidar com as burocracias, saber se formalizar. Tudo deve ser ensinado nas escolas para que possamos formar jovens que podem se virar bem e empreender! Eu acredito muito no poder do empreendedorismo, pois já fui uma pequena empreendedora na faculdade – vendia doces para pagar os estudos. E acredito que ensinar sobre empreendedorismo muda a realidade desses jovens da periferia.
VOCÊ VAI RECEBER DIRETO NO SEU WHATSAPP MEUS CONTEÚDOS
E TODAS AS NOVIDADES DE CAMPANHA!